top of page

Treinando as Habilidades Sociais

Foto do escritor: Gisele LimaGisele Lima

Crianças emocionalmente saudáveis são capazes de aprender a responder adequadamente às demandas relacionais de cada etapa da vida. Quando isto não ocorre, as carências de habilidades sociais podem ser indicadoras da presença de distúrbios ou dificuldades emocionais importantes. Em tais situa-ções, as pessoas implicadas nos seus cuidados precisam estar capacitadas a identificar sintomas e a intervir convenientemente.


O treinamento em habilidades sociais tem como objetivo assegurar experiências de socialização suficientes e adequadas para o desenvolvimento de relações interpessoais efetivas e duradouras e proporcionar melhor qualidade de vida de maneira geral.


Vejamos alguns objetivos relevantes para o desenvolvimento da competência social da criança que podemos atingir com o THS, segundo Monjas Casares (2011):


  • Conhecer, adquirir e utilizar, em seu repertório, comportamentos sociais adequados para interagir com outras pessoas nos diversos contextos cotidianos.

  • Ser capaz de iniciar, desenvolver e manter relacionamentos positivos e satisfatórios que lhe permitam ter amigos.

  • Ser afirmativa e expressar suas emoções, sentimentos e opiniões, ouvindo e respeitando os demais.

  • Fazer e receber críticas de forma construtiva, sem prejuízo para a autoestima e a autoconfiança.

  • Conseguir solucionar, por si mesma, de maneira construtiva e positiva os problemas interpessoais que se apresentam na sua relação com outras crianças e, ainda, ser capaz de solicitar ajuda em situações que não possa solucionar sozinha.

  • Desenvolver interações sociais positivas com os adultos com que convive.

  • Aprender a observar-se e a observar os outros com consciência da importância que tem o seu comportamento e das suas consequências nas relações interpessoais.

  • Adotar a perspectiva do outro, desenvolvendo atitudes de respeito e tolerância e, assim, aprender a comportar-se de forma construtiva e solidária.


Boas relações interpessoais são extremamente importantes, positivas e satisfatórias para os seres humanos, porém, pela complexidade que as envolve, ocorrem muitas situações de risco interpessoal e de conflitos e problemas que precisam ser enfrentados e solucionados competentemente.


As crianças precisam saber que têm direito à integridade física e psicológica e que ninguém pode abusar delas nem psíquica, nem sexual, nem emo-cionalmente. Elas precisam ser ensinadas sobre quais atitudes e condutas não devem permitir em suas relações com outras crianças e com adultos. Deve permitir e aceitar as relações nas quais exista carinho, confiança, afeto, respei-to, admiração e aceitação e não as que são permeadas por medo, abuso, indiferença ou desprezo. Um ensinamento pertinente é o que busca desenvolver um "filtro pessoal" com foco no respeito a si mesmo e nos sentimentos, o que as ajudará a estabelecer relações interpessoais onde não tolerem coisas que as façam sentir-se mal.


Durante os primeiros anos de vida, as crianças se deparam constantemente com experiências que exigem a aquisição de determinados comportamentos sociais, seja na interação pelo grupo de pares, com pais ou professores.


As habilidades sociais contribuem para a prevenção de comportamentos disfuncionais e promovem melhor interação e comunicação interpessoal.


Gostou do conteúdo? Compartilhe sua opinião nos comentários! Adoro saber o que você pensa e como posso ajudar ainda mais no desenvolvimento infantil. Se ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para os próximos posts, não hesite em participar. Vamos continuar essa conversa juntos! 😊

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

© 2023 Crescer Consciente. Todos os direitos reservados.

bottom of page