top of page

O Test Stroop na Psicopedagogia

Foto do escritor: Gisele LimaGisele Lima

Atualizado: 13 de nov. de 2024



O Teste Stroop foi originalmente desenvolvido por John Ridley Stroop em 1935 e tem como objetivo avalia a atenção seletiva, a capacidade de manter o foco numa atividade e inibir a tendência de fornecer respostas impulsivas, além da velocidade no processamento de informações. 


Neste teste é possível comparar o tempo que leva para nomear as cores das palavras que estão coloridas com sua cor real (vermelho está em vermelho) ou para dizer as cores de palavras com cores confusas (azul pode estar azul e deve dizer-se amarelo).


O Teste de Stroop é constituído por três tarefas: leitura de palavras, nomeação de cores e identificação da cor em que está escrita cada palavra, sem ter em conta o significado da mesma.


A tarefa de leitura de palavras dá uma indicação da fluência de leitura e estabelece um ponto de comparação relativamente à tarefa de nomeação de cor. O fato de haver uma discrepância entre o nome da palavra e a cor da tinta provoca um efeito de interferência na nomeação de cor, chamado de Efeito Stroop.


Estudos realizados com estes estímulos comprovaram que dificuldades ao nível da leitura das palavras podem dever-se a eventuais danos no hemisfério esquerdo do cérebro, enquanto que o hemisfério direito está mais relacionado com a identificação de cores.


Vou deixar aqui para você um presente. Nesse arquivo você vai encontrar o teste stroop para que você possa aplicar nos seus pacientes.




19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page