A Psicopedagogia é uma área da educação e da saúde, cujo objetivo é estudar e compreender os processos de aprendizagem do ser humano desde o nascimento até a vida adulta, considerando desde os aspectos orgânicos (funcionalidades do seu corpo) até suas relações com o meio ambiente (histórico e ambiente familiar).
O profissional da Psicopedagogia estuda e se especializa nos assuntos relacionados à aprendizagem. Sua formação teórica é pautada em conhecimentos científicos que capacita o profissional a desenvolver um trabalho de prevenção e de remediação das dificuldades de aprendizagem.
Através de uma investigação e avaliação criteriosas, o psicopedagogo identifica de onde vem a dificuldade de aprender: metodologia ineficiente, ambiente familiar caótico, má metodologia ou aspectos disfuncionais de seu organismo, é que interfere em seu modo de aprender?
A partir dos resultados dessa avaliação, um plano de tratamento (intervenção) é traçado, com o objetivo de auxiliar o sujeito tanto a perceber suas potencialidades quanto a desenvolver habilidades que auxiliem sua aprendizagem, e as orientações à família e escola são realizadas.
A prática da psicopedagogia não é mecanizada. Ser psicopedagogo é trabalhar cada dia sob uma perspectiva e um olhar diferente sobre o mesmo problema. Entendendo que cada ser humano é realmente único, especial e capaz. É se propor a estudar a cada paciente novo que chega. É escutar a família, o sujeito. Não conseguiremos fazer descobertas se não nos propormos a realizar uma escuta sensível, que se inicia desde o primeiro contato com a família no diagnóstico psicopedagógico e continua acontecendo ao longo do tratamento.
Portanto, o encontro com o sujeito e sua família também é um momento de aprendizagem para o profissional. É fundamental que o psicopedagogo esteja em frequente contato com leituras das mais diversas áreas que o auxiliem em uma compreensão mais ampla e integrada dos processos que envolvem à aprendizagem. Não se trata apenas de aprender como somar e subtrair, mas como esta aprendizagem irá auxiliar este sujeito na relação com o meio.
Assim é também com a prática psicopedagógica: não se trata apenas de aprender a aplicar as provas operatórias e outros instrumentos, mas fazer as interligações necessárias para compreender o significado do resultado desta avaliação, relacionando-o a um significante mais amplo. Esta é uma área que exige muito estudo, dedicação, comprometimento, cuidado por parte do profissional com o outro e com ele mesmo. Compreender os processos de aprendizagem do indivíduo, construídos a partir da interação, entre organismo e meio ambiente, é o objeto da Psicopedagogia.
Fonte: Teoria e Prática da Psicopedagogia Clínica - 100 questões comentadas da psicopedagogia – Da teoria à prática.
Yorumlar